A Espada Do Destino (A Saga Do Bruxo Geralt De Rívia – Vol. 2) – Andrzej Sapkowski

A_Espada_do_DestinoA Espada do Destino, bem como o volume antecessor, é uma coletânea de contos sobre o bruxo Geralt de Rívia publicados primeiramente na Fantastyka, uma revista polonesa de fantasia e ficção científica. Um fato curioso é que este livro foi originalmente publicado na Polônia antes de O Último Desejo, porém como cronologicamente esses contos se passam antes de A Espada do Destino, ele acabou por ser mais tarde publicado como o segundo livro da série do bruxo. É um pouco confuso, mas nada que atrapalhe a leitura, já que os contos apesar de seguirem uma ordem cronológica podem muito bem ser lidos aleatoriamente sem muito prejuízo para o entendimento da história de Geralt.

A Espada Do Destino é muito similar com o livro anterior, O Último Desejo, e não apenas pela questão dos dois serem coletâneas de contos, ambos servem para entender melhor o mundo de Geralt de Rívia, seja como no primeiro, apresentando o bruxo e seu trabalho, como neste que dá mais destaque aos seus relacionamentos, dúvidas e tormentos, além de tratar dos conflitos internos de Geralt em relação à existência do destino, se algo está terminantemente predestinado ou se até mesmo o destino precisaria de algo a mais para ligar duas pessoas.

O livro não se limita a colocar o “monstro da vez” em cada conto e ser uma aventura de ação pura, oferecendo também o já conhecido enfoque em temas mais complexos dentro de um mundo fantástico, com questionamentos sobre moralidade, sobre urbanização e progresso, sobre discriminação entre raças e, assim como em O Último Desejo, temos também uma a questão do equilíbrio da natureza com feiticeiros mostrando preocupação com a eliminação de algumas espécies, mesmo que essas sejam extremamente nocivas aos seres humanos, ou mesmo com o próprio código moral de bruxo de Geralt, sobre a vida que ele foi impelido a levar e as escolhas, muitas vezes complicadas, que ele se vê frequentemente obrigado a tomar. Ainda que abra espaço para esses temas o livro também funciona bem com histórias mais aventurescas com caçadas a dragões, com o sempre complicado relacionamento com Yennefer, ou até mesmo com uma história em um tom mais cômico envolvendo Jaskier e Geralt, sendo este livro até mais diversificado nesse ponto do que o anterior. O livro ainda introduz a Ciri, a “Criança Surpresa”, que terá um papel importante nos próximos volumes da série.

The_Witcher_2Se no livro anterior vimos referências a contos de fadas como “A Bela e a Fera” e “Branca de Neve e os Sete Anões”, nessa história temos “A Pequena Sereia” e até mesmo ao “Livro do Apocalipse”, passando ainda pelo clichê do cavaleiro honrado que pela fé desafia o mal encarnado na forma de um dragão, e todo esse volume de alusões e inspirações, por mais heterogêneo que possa parecer, acaba por se harmonizar muito bem dentro desse universo. Aliás, por mais que elogie a construção de mundo feita por Andrzej Sapkowski, há que ressaltar a habilidade escrita do autor, com uma narrativa ágil, com diálogos bem naturais e interessantes que vão revelando mais sobre esse mundo absolutamente imersivo do bruxo Geralt, além de, obviamente, também ressaltar o trabalho bem feito na construção de personagens que ganhou ainda mais destaque nesse volume, explorando mais as dúvidas, vulnerabilidades e incertezas do bruxo.

Achei esse volume melhor do que o primeiro, os contos são mais diversificados e mantém um bom equilíbrio entre ação, aventura, humor, assim como também oferece uma maior profundidade aos personagens quanto aos questionamentos morais. A Espada Do Destino é um livro que faz a ligação entre o livro anterior – especialmente em relação ao conto “Uma Questão De Preço”-, e O Sangue dos Elfos, livro em formato de romance que de fato inicia A Saga Do Bruxo Geralt De Rívia, explorando mais profundamente a história de Ciri e a ligação dela com o bruxo, portanto apesar de ser um livro que possa ser lido separadamente ele também é importante para entender os eventos futuros da série.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s