1942: O Brasil E Sua Guerra Quase Desconhecida – João Barone

A Segunda Guerra Mundial foi uma das páginas mais importantes da História do século XX. O mundo mudou após o conflito; velhos impérios foram derrubados e grandes potências se elevaram, dividindo o mundo em duas esferas de influência, alterando de vez todas as estruturas sociais, econômicas, territoriais e políticas.

1942_O_Brasil_e_sua_quase_desconhecida_guerraNão é difícil ver a relevância desse evento histórico para que possamos entender o mundo como ele é hoje, com todos os avanços e problemas ocasionados pelos desdobramentos do conflito, contudo, apesar de ser algo amplamente estudado nas nossas escolas, pouco conhecemos sobre a participação do nosso país na guerra, algo ainda mais curioso se pensarmos que o Brasil foi o único país Sul-americano a enviar tropas para lutar em solo europeu. O livro “1942 – O Brasil e sua guerra quase desconhecida” veio para mudar um pouco esse cenário de obscuridade que os brasileiros em geral têm sobre a atuação da FEB, a Força Expedicionária Brasileira, na Segunda Guerra Mundial e resgatar um pouco dessa esquecida parte da nossa História.

Escrito por João Barone, mais conhecido como um dos maiores bateristas brasileiros e membro dos Paralamas do Sucesso, o que pode deixar algumas pessoas um pouco mais céticas quanto ao conteúdo do livro, entretanto Barone também é um aficionado pelo tema, inclusive dirigindo os excelentes documentários “Um Brasileiro no Dia D” e “O Caminho dos Heróis”, além de também ter escrito “A minha Segunda Guerra”, então não chega a ser uma aventura isolada do baterista escrever este livro. A ressalva fica pelo fato dele não ser um historiador de fato, como um autodidata Barone procurou as informações e mergulhou no tema motivado pelo fato do seu pai ter sido um dos mais de 25.000 brasileiros enviados para combater em solo italiano, então não esperem um livro acadêmico e altamente aprofundado, o livro peca um pouco nesse ponto, porém vai muito bem na proposta de  reviver essa página de nossa história e trazer algumas informações interessantes e servir como ponto inicial para avivar o interesse dentro de alguns temas abordados.

O livro oferece uma boa perspectiva da situação do país na época, com os alinhamentos políticos e econômicos do Brasil com os países do Eixo e com os Aliados antes de tomar definitivamente um lado, elaborando um bom panorama do país no período anterior à declaração de guerra aos países nazifascistas europeus, explorando além da situação política do país os motivos e acordos que levaram o Brasil a tomar uma posição mais clara e pegar em armas para lutar na Europa. Obviamente também são explorados os percalços da criação de uma força de combate expedicionária e da necessidade de treinamento e organização das tropas, bem como os nove meses de atuação da FEB em solo italiano, com todos os obstáculos enfrentados e as ações valorosas dos soldados brasileiros, além de uma terceira parte onde é abordado o pós-guerra.

1942: O Brasil E Sua Guerra Quase Desconhecida cumpre bem o seu papel em resgatar uma parte de nossa História que é, infelizmente, desconhecida por grande parte dos brasileiros. Um livro rápido, com uma linguagem mais simples e de fácil entendimento, mas que não perde a qualidade de ser totalmente acessível mesmo a aqueles que não conhecem muito bem o período.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s