Google: A biografia – Steven Levy

google biografiaPra quem é fã de tecnologia, de administração e negócios ou só é mesmo fã do Google é uma excelente, e didática, leitura. O subtítulo já diz por si mesmo quase tudo: “Como o Google pensa, trabalha e molda nossas vidas”, e de fato mostra o peso que a empresa tem no mercado, nas vidas das pessoas, e porque não dizer também, na própria História recente. É quase certo uma pessoa usar o Google para fazer qualquer tipo de pesquisa hoje em dia, tanto que “Google” se tornou quase um sinônimo de “pesquisar”, já são coisas quase inalienáveis, e todo esse poder, essa “onipresença” e “onisciência” cria, não à toa, desconfiança em torno da empresa, algo que é até comentado no livro, principalmente na questão da manipulação de informações e de um possível monopólio no campo da tecnologia como um todo. Todo esse poder e essa influência na vida das pessoas cria toda essa curiosidade em torno da empresa que acaba se tornando um objeto de interesse para muita gente, e para quem quer saber mais sobre o Google esse livro é uma excelente indicação, ele abre as portas do Googleplex para os leitores e mostra como tudo funciona lá dentro.

O livro em si aborda muitos assuntos que permeiam o universo da empresa, como o próprio modus operandi do Google, o seu início, os problemas e percalços que a companhia enfrentou durante todos esses anos, como conseguiram tornar o negócio lucrativo, os projetos, a cultura da empresa, a filosofia e os valores, como o ambiente que cria, é propício para a criatividade, sobre as estratégias de mercado, sobre a diversificação de atividades, enfim, muita coisa pra entrar em detalhes. Além disso, entra em temas mais polêmicos como as acusações de formação de trustes e de invasão de privacidade, os problemas de direitos autorais, e o problema com o governo chinês. Também fala sobre modo de pensar dos seus criadores e das mentes criativas que ajudaram a fazer da empresa o que ela é hoje em dia, aliás, o livro vai muito bem não só nas partes mais técnicas, essa parte focada nos recursos humanos é  um dos pontos altos do livro, desde dando algum foco nos funcionários menos conhecidos, mas que ajudaram a criar ferramentas, resolver problemas e sugerir melhorias, até falando dos famosos Sergey Brin e Larry Page, os cofundadores do Google.

O autor, Steven Levy, é um jornalista que conhece bem a área de tecnologia, sobretudo de computadores e da internet, tendo escrito vários livros sobre esses temas, fora que ele fez cobertura do Google por mais de uma década, então propriedade para escrever esse livro ele tem, e muita.

É bem escrito, de fácil compreensão e a leitura fluí bem. Ponto positivo também para não ser parcial, tendendo para o lado pró-Google ou contra a empresa, deixa claro as contradições e os vários erros que cometeram nesses anos todos, assim como os acertos, e até abordando um pouco o idealismo de seus criadores. Se você não quer recorrer ao Google para saber mais sobre o Google, esse é O livro a ser lido, mas também pode-se recorrer ao Google, nem seja pra pesquisar sobre preços e onde comprar o livro, porque ele vale muito a pena.

Anúncios

Um comentário sobre “Google: A biografia – Steven Levy

  1. Pingback: Google: A biografia – Steven Levy | marcianosilvacom

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s