A música do silêncio – Patrick Rothfuss

musica-do-silencioNão é um livro para todos. Se você não leu nada do universo das Crônicas do matador do rei é improvável que você goste desse livro. Se você conhece e gosta dos livros e queria adentrar mais nesse universo é até provável que se decepcione dependendo da sua expectativa. Se você quer uma leitura despretensiosa, leve, divertida, e meio maluca, aí sim você corre o risco de gostar desse livro.

É um livro realmente estranho, pois os objetivos, o desfecho, a evolução dos personagens e os altos e baixos não importam. É quase um filler, quase uma forma de voltar um pouco para aquele mundo (Temerant), mas sem ter a pretensão de criar algo grandioso, muito pelo contrário, o livro se dispõe a dar atenção as pequenas coisas, e nisso encontra-se a sua virtude.

Os personagens se resumem a própria Auri e aos seus objetos, que ganham vida e personalidades próprias aos olhos dela, e isso em si é também um ponto forte da história, principalmente pela forma como é feito, de como o leitor consegue entrar na cabeça dela e de como as coisas simples ganham essa nova vida por um olhar diferente. Bem, não é à toa que dizem que as coisas são como as vemos. É em si um livro sobre uma semana “comum” de uma personagem incomum, indo na direção oposta no que se espera de um livro de fantasia, onde as grandes aventuras mágicas e fantásticas são o foco, e não as banalidades.

Esse livro talvez se encaixe melhor para pessoas como a Auri, para aquelas que veem o mundo com mais sensibilidade, que se apegam aos pequenos detalhes poéticos, que enxergam as coisas além das aparências. O livro vale por essa sensibilidade, por essa magia que o Patrick Rothfuss consegue impor nas linhas, bem, talvez impor não seja a palavra adequada, ele consegue encontrar as palavras certas para as devidas descrições e situações. Assim como a Auri procura encaixar as coisas nos seus devidos lugares, ele também consegue encontrar os lugares aos quais as palavras pertencem. É um livro imersivo, e apesar da história em si não ser necessariamente chamativa ela consegue lhe prender, consegue lhe divertir, mas não consegue lhe satisfazer. É um bom livro, estranho e despretensioso, mas ainda assim um bom livro.

A Crônica do Matador do Rei:

Primeiro Dia: O Nome do Vento

Segundo Dia: O Temor do Sábio

Extra: A Música do Silêncio

Anúncios

9 comentários sobre “A música do silêncio – Patrick Rothfuss

    • Todos estamos Tamires! Esse é o preço que pagamos por lermos uma série tão boa, temos que esperar. O Rothfuss é um escritor que vale a pena ser lido apenas pelo modo como ele “escolhe” cada palavra, ele segue bem a famosa frase das Crônicas do Matador do Rei, “As palavras tem poder”, ele sabe muito bem disso e sabe como usá-las da forma que precisam ser usadas.

      Curtir

      • Exatamente. Disse só tudo agora. O empenho dele é formidável. E é super bacana a questão de esses serem os primeiros trabalhos dele publicados. A quantidade de páginas que deveria ser um obstáculo, na verdade, em nada atrapalhou. O rapaz é um dos melhores da atualidade.

        Curtido por 1 pessoa

        • Nem um pouco, na verdade parecem ser até bem poucas páginas devido ao ritmo fácil da leitura. Concordo com vc Tamires, acho ele uma das grandes surpresas positivas da atualidade, ele e o Abercrombie, embora esse último por outros motivos.

          Curtido por 1 pessoa

  1. Pingback: Resenha do livro O Nome do Vento | Foco de Resistência

  2. Pingback: O Temor do Sábio – Patrick Rothfuss | Foco de Resistência

  3. Pingback: O Príncipe De Westeros E Outras Histórias – George R. R. Martin & Gardner Dozois | Foco de Resistência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s