Resenha : Antes da Forca – Joe Abercrombie

O segundo livro da trilogia “A Primeira Lei“, sendo o predecessor dele o também fantástico livro, O Poder da espada, que teve sua resenha publicada semana passada aqui no blog.

Antes da forcaNeste livro a ação se divide em 3 núcleos principais: com os nórdicos e West combatendo as ameaças do norte de Berthod; Sand dan Glokta e seus práticos tendo de se virar em uma cidade ao sul que se prepara para tentar aguentar a invasão do Império Gurkhul enquanto tenta achar respostas para o desaparecimento do Superior anterior da cidade, o que põe ele em um angustiante trabalho com poucos recursos para aguentar um cerco contra um inimigo muito mais poderoso e com traidores por todos os lados da cidade; e o núcleo que vai com o mago Bayaz em busca de um artefato importante e misterioso, sendo integrantes do grupo escolhido pelo Primeiro dos Magos, Jezal, Ferro, Logen, Quai e Pé Comprido, que vão passando pela decadência do primeiro Império até a “Borda do mundo” em sua jornada.

O interessante do livro é a sua ação contínua, mas que não fica enjoativa, pois é intercalada com capítulos dos diferentes núcleos do livro, indo de uma situação tensa até um capítulo mais ameno, ou até mesmo um ainda mais tenso ainda, mas que só deixa com mais vontade de ler a história. Também apresenta muito mais da história da formação da União e dos mistérios que cercam o Primeiro dos Magos, e também vemos mais no desenvolvimento emocional, sobretudo com Jezal, Ferro e Logen. Aliás, é quase obrigatório comentar na resenha aquele que talvez seja o principal ponto forte do livro, o desenvolvimento e humanização dos personagens. O autor se aprofunda muito mais na personalidade deles, seja aumentando ainda mais o cinismo e amargura do Glokta (personagem fantástico, diga-se de passagem), seja evoluindo alguns na sua jornada ou mesmo mostrando novas facetas de outros personagens, como no caso de West.

Com clima de intriga e conspiração, tensão política e batalhas sangrentas esse livro se sai ainda melhor que o antecessor, e certamente é uma ótima pedida pra quem é fã de fantasia ou mesmo de um bom livro. Semana que vem a resenha de “O Duelo dos Reis”, livro que fecha a trilogia.


Trilogia “A Primeira Lei”:

O Poder da Espada

Antes da Forca

O Duelo dos Reis

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha : Antes da Forca – Joe Abercrombie

  1. Pingback: Resenha : O Duelo dos Reis – Joe Abercrombie | Foco de Resistência

  2. Pingback: Resenha : O Poder da Espada – Joe Abercrombie | Foco de Resistência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s